sexta-feira, 4 de setembro de 2015

AVENIDA CAPELINHA , PRINCIPAL ACESSO À CIDADES CIRCUNVIZINHAS DE ANGELÂNDIA MG , NÃO POSSUI INFRAESTRUTURA URBANA ,

A principal Avenida , que dá acesso ao centro e cidades vizinhas de Angelândia MG , está esquecida à vários anos .

Foi no ano de 1979 , quando o sonho do asfaltamento da Rodovia de Itamarandiba , Capelinha , Vila dos Anjos (Angelândia ) , Malacacheta , Poté , à Teófilo Otoni ; que a Avenida Capelinha , principal acesso a cidades citadas , e a várias Ruas da cidade de Angelândia , foi projetada para dar maior agilidade ao transito de veículos , e retirar o tráfego de caminhões e ônibus , do centro da cidade .

De lá para cá , nada ou quase nada , foi feito ; e o Distrito de Vila dos Anjos , se emancipou e hoje é a belissima cidade de Angelândia , cravada no Vale Alto Jequitinhonha , Nordeste mineiro .

Os moradores e os poucos Empresários da orla da Avenida , reclamam da falta de investimentos em infraestrutura urbana , pois a mesma não possui , calçamento ou asfaltamento , e a poeira prejudica à todos , principalmente crianças e idosos , que nesta época de tempo seco e sem chuva , as doenças pulmonares e outras se alastram , devido a forte poeira .

A noite também é um caos , pois a dita Avenida , não possui iluminação pública , e os moradores se tornam refém de maus feitores , e se trancam em suas residências , pois toda a extensão se torna local de prostituição , vandalismo e casos de violência .
Alguns Empresários , que se instalaram ali , reclamam da falta de calçamento ou asfaltamento , e tem que recorrer a molhar as ruas , com água de mangueira , para amenizar um pouco .
Lá está instalada a principal ou única Fábrica da cidade , especialista em produzir café torrado e moído , e que gera empregos e renda para o município , além de uma loja de material de construção , loja de produtos agropecuários , e de um Posto de distribuição de combustíveis , Mercearia , oficinas mecânicas , entre outros .

Um dos mais novos Empreendedor na Avenida , o senhor Assis Ramos da Cruz (  popular Raposa ) , está construindo um lavador de veiculos ( lava jato ) , e diz :
" Olha , aqui passa em média 03 (trés ) carros por minuto , e no final de semana , esse número dobra , eu estou construindo um lava  jato , e pretendo montar uma oficina mecânica e outros empreendimentos , mas esta poeira e a falta de iluminação , deixa a gente sem estimulos , conclui o senhor Assis Ramos da Cruz . "

Fica aqui o nosso alerta , às Autoridades Públicas ; " o povo está pedindo socorro , e estão de olho ."














terça-feira, 1 de setembro de 2015

POVOADO DE SÃO BENEDITO , EM ANGELÂNDIA MG , SEDIARÁ A Xl , TRADICIONAL FESTA DA COMUNIDADE .

Acontecerá entre os dias , 12 e 13 de Setembro de 2015 , a Tradicional Festa de São Benedito , no Povoado de mesmo nome , no município de Angelândia , Nordeste de Minas Gerais , Vale Alto Jequitinhonha .

Este ano a Festa , que irá completar 11 anos , terá uma grande novidade , a primeira CAVALGADA DE SÃO BENEDITO , que aliás já virou moda no municipio de Angelândia e cidades circunvizinhas , que sempre participam , entre crianças , jovens , adolescentes e adultos de diversas idades .

No dia 12 sábado , a Festa terá inicio às 20:00 horas : com show de Xandinho .
21:00 horas : Dj Jeferson .
22:00 horas : Sebastian dos Teclados .
00:00 horas : Kassiano Silva .

Dia 13 domingo :

Acontecerá a primeira Cavalgada de São Benedito , com a seguinte programação :

Entre às 08:00 horas até às 09:50 horas , será servido o café da manhá :
Local : (Franerivi Clube ) Angelândia .
10:00 horas : Saida da Cavalgada ( Passando à porta da Igreja Matriz , de Nossa Senhora dos Anjos , centro de Angelândia , ) para recebimento  das Bençãos da Padroeira da cidade , seguindo pela Avenida Elza Paiva da Luz , e retornando próximo ( ao secador ) , prosseguindo pela Avenida Vicente Pêgo , passando pelo centro da cidade , em direção ao Povoado de São Benedito .
11:30 horas : Almoço : local : (E.E Teodolino Rodrigues Peçanha ( Escola de São Benedito ).
13:30 horas : : Prova da argolinha .( Local do evento ).
14;30 horas :   Concurso de marcha . ( local do evento ).
18:00 horas :   Show Sertanejo , com Jorge e Juvenal .
19:00 horas :   Haverá o bingo de R$ 1.000 reais , e uma Sela .
20:00 horas :   Show com Ferinha do Forró .
00:00 horas :   Encerramento da Festa .


Obs: A entrada ( bilheteria ) no dia 12 , sábado , será de R$ 10.00 reais , e no dia 13 domingo , a entrada será grátis , com portões abertos .
Haverá ainda no domingo dia 13 , roda de viola durante a programação da cavalgada e a tradicional , DOMINGADA , e área de lazer para as crianças .
O kit CAVALGADA , está sendo vendido nos postos de vendas de ingresso , e pessoas ambulantes em Angelândia e São Benedito .

Vale a pena participar e incentivar a tradição Cultural do nosso município .

PRAÇA , QUE ERA ( CARTÃO POSTAL ) DO BAIRRO JARDIM DO TREVO , EM ANGELÂNDIA MG , ESTÁ ABANDONADA E DEPREDADA :

A Praça Izauréa  Rodrigues Nunes , no Bairro Jardim do Trevo , entrada principal da cidade de Angelândia MG , nordeste do estado , Vale Alto Jequitinhonha , está abandonada e depredada .

No ano de 2010 , em uma parceria com o Governo do estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Angelândia , foi construida a Praça Izauréa Rodrigues Nunes , o que na época se tornou o (CARTÃO POSTAL ) , do Bairro Jardim do Trevo , por está localizado em uma área extratégica , na entrada principal da cidade , e acesso por Rodovia asfaltada , a Capital mineira BH , e outras cidades Polos , como Capelinha .

Por iniciativa do saudoso , senhor Osvaldo Nunes , que fez a doação do terreno para a construção da Praça , " aproximadamente 20 lotes ," fato inédito no município , pois nenhum Empresário do ramo Imobiliário , fez uma outra doação para construção de Praça ou outros bens Públicos , nos Bairros da cidade ou periferia .

" Eu fico triste , em ver a Praça depredada e abandonada , pois eu fui o Interlocutor , (Estado / Município ) e participei do projeto e elaboração da Praça , e construção  de  mais 22 casas populares no Bairro Esplanada e 13 casas na Comunidade do Fanadinho ; e hoje ver tudo abandonado e depredado , doí muito : conclui Dêga Fernandes .

A Praça possuía brinquedos , equipamentos para exercícios físicos , arborização , flôres , bancos canteiros , e todo o gramado cercado com tubulação , e sempre cuidado e irrigado , e com um Guarda permanente , que cuidava do local .

Hoje tudo está depredado , e até a Placa de inauguração foi arrancada , e o Cartão Postal do Bairro , não passa de pedaço de papel mal rabiscado , pois até uma Biblioteca Pública , que foi construida na área de festas e eventos , nunca abriu as portas à população .

Fica o alerta , aos Gestores Públicos :
" O povo está de olho ".









segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DÊGA ANGELÂNDIA: CAVALEIROS E AMAZONAS , DE ANGELÂNDIA MG , NOVO EN...

DÊGA ANGELÂNDIA: CAVALEIROS E AMAZONAS , DE ANGELÂNDIA MG , NOVO EN...: Já virou tradição , o encontro de Cavaleiros e Amazonas , do municipio de Angelândia MG . Aconteceu no último domingo , dia 23/08/2015 , o...

CAVALEIROS E AMAZONAS , DE ANGELÂNDIA MG , NOVO ENCONTRO .

Já virou tradição , o encontro de Cavaleiros e Amazonas , do municipio de Angelândia MG .

Aconteceu no último domingo , dia 23/08/2015 , outro encontro de Cavaleiros , desta vez foi na Fazenda dos Irmãos , André e Júlio Cesar , na Comunidade dos Catulés .

No dia 02 de Agosto 2015 ,  aconteceu um outro encontro , no complexo Turistico e Historico de Alto dos Bois , na Cachoeira do Moinho , de propriedade de Valmir e Nicinha , onde aproximadamente 150 Cavaleiros marcaram presença .
Ontem dia 23/08 , um grupo com cerca de 100 Cavaleiros e Amazonas , partiu do centro de Angelândia , passando pelas Comunidades de São Benedito , Coités , Alto de Chapadinha , até a Comunidade de Catulés ;
Ali se reuniram , onde houve músicas sertanejas e moda de viola , com cantores regionais , churrasco , e até  Concurso de montaria , para a escolha da melhor amazonas .

Esta tradição perpetua , e todos os domingos , Cavaleiros se encontram em um novo local , para a tradicional cavalgada .

Lazer e Cultura ; este é o novo lema , que entre adolescentes , jovens e adultos  , se mantém no municipio de Angelândia , Nordeste de Minas Gerais , Vale Alto Jequitinhonha .









segunda-feira, 17 de agosto de 2015

COMITIVA DE CAFEICULTORES E OUTROS SEGUIMENTOS , DA CIDADE DE ANGELÂNDIA MG , VISITAM A COOPERATIVA MINASUL EM VARGINHA MG .

Uma Comitiva , com cerca de 50 pessoas do município de Angelândia , Nordeste de Minas Gerais , Vale Alto Jequitinhonha , visitaram no último dia 13 de Agosto 2015 , a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha , (MINASUL) , no Sul de Minas Gerais .

O encontro teve inicio ás 8.30horas , no Auditório da sede da MINASUL , com a apresentação da Diretoria , e explanação em slids das atividades da Cooperativa .

A Comitiva conheceu todos os setores da Minasul , que aliás possui uma grande infraestrutura , desde Escritórios Administrativos , a Lojas de vendas de adubos , defensivos agrícolas , produtos em geral para o homem do campo , com vendas exclusivas para os Cooperados , que são mais de 5000, seleção de cafés , degustação , separação , classificação  , carga e descarga , tudo automatizado .

A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha , MINASUL , foi fundada em 1.958 , possui valores sólidos como respeito , transparência e fidelidade .
Com mais de 5.500 Cooperados , recebe café de mais de 100 municípios Mineiros , sendo 80% desses , Cafés finos .
Desde 1.993 promove os bons cafés de Minas , através do Concurso qualidade Minas Sul de Café .
Incentivando a melhoria da qualidade , a Cooperativa comprova o potencial que a região em que atua tem para produzir Café Especial e diferenciado .
Isso tudo é mérito do trabalho desenvolvido dentro da MINASUL na identificação e preparação desses cafés .
Com um moderno processo de recebimento de café , o sistema automatizado , capaz de receber grãos a granel com rapidez e economia - hoje a Cooperativa se faz presente em Varginha , Cambuquira , Carmo da Cachoeira , Conceição do Rio Verde , Eloí Mendes , Trés Corações , Monsenhor Paulo , e Oliveira , além de um Escritório para atendimento ao Cooperado , em Capelinha , podendo futuramente se estender até a cidade de Angelândia , ( um dos grandes Polos Cafeeiros do Nordeste de Minas Gerais , com cerca de 20 milhões de pés de café plantados ).

Ainda em fase de construção , o novo complexo  Minasul poderá armazenar até 750 mil sacas de café .
Localizado numa área de 164 mil m² , terá oito silos com capacidade de 42 mil sacas cada , 16 silos para 3 mil sacas cada ; e dois armazéns de 6 mil m² cada um .
Vale ressaltar que a Comitiva de Angelândia , teve o privilegio de visitar o novo Complexo , pela primeira vez , visto que nem mesmo os Cooperados da Minasul , ainda não visitaram tal obra .

Os Cafeicultores e Comitiva de Angelândia , finalizaram a visita , à Fazenda Experimental de Varginha , (  FUNDAÇÃO  PROCAFÉ ) , que substitui o antigo (IBC) , Instituto Brasileiro do Café ;
Hoje a Fazenda Experimental Varginha , ( FUNDAÇÃO  PROCAFÉ ), é parceira da Minasul , onde Engenheiros Agrônomos e Diretores da Cooperativa prestam serviços .

A Comitiva de Angelândia contou com a participação de vários Produtores Rurais do município , além dos Vereadores , Leleí Pimenta , Léo de Mauro , Valnicio Cordeiro , do Secretário Municipal de Agricultura , Nilton Cordeiro , do Médico Veterinário , Ronaldo Camargos , do Engenheiro Agrônomo , Fabricio Rodrigues  do Técnico Agrícola , Marconi Cordeiro , do Vice Presidente da Associação Comercial (ACE) , José Evangelista , e do Administrador e Acadêmico em Direito , Generoso Adelson .

O objetivo principal da visita é em tentar conseguir melhores preços para os cafés de Angelândia , classificação , comercialização em nível nacional ou até internacional , e futura parceria com a Minasul , para um desenvolvimento do  município  , que mantém um grande potencial econômico na cafeicultura regional .
A Excursão , contou com a parceria , do SEBRAE , Secretaria Municipal de Agricultura de Angelândia , e da Minasul .







sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Comunidade da Barra do Capão , em Angelândia MG , realiza a tradicional Festa de Bom Jesus :

Aconteceu no dia 06/08/2015 , a Tradicional Festa de Bom Jesus , na Comunidade de Barra do Capão  , no município de Angelândia Minas Gerais .


Todos os anos , os moradores de Barra do Capão , Córrego do Engenho , Alto dos Bois , e adjacências se reúnem para a realização da Tradicional Festa do senhor Bom Jesus , que acontece no dia 06 de Agosto .
Com a presença de uma das tradicionais Bandas de Taquara , da Comunidade de Sapé -Timirim , ( Angelândia MG ) , a Festa começou ao meio dia , com a Reza do Terço (cantado) , uma tradição que vem de geração em geração , ( costume dos Quilombolas ) , que aliás possui a Associação Comunitária Quilombola de Barra do Capão , Córrego do Engenho e Alto dos Bois , devidamente documentada e reconhecida pela Fundação Palmares , única no municipio de Angelândia , com tal credencial .

A Festa foi durante todo o dia , com arremate de leilões , apresentação da Banda de Taquara , (Sapé-Timirim ) , e a presença da Mestranda Ludimila e alunos da Faculdade UFMG BH , que estão elaborando um mapa Genealógico , das familias , Cunha , Rodrigues , desde a chegada do Português , Antônio Gomes Leal , passando por Justiniano Rodrigues ao Alto dos Bois , até os dias atuais .

Nota : Professores e alunos da UFMG BH , todos os anos visitam o municipio de Angelândia , especialmente Alto dos Bois , Barra do Capão , Corrégo do Engenho e Santo Antônio dos Moreiras , realizando trabalhos escolares de campo , e montando historicos e resgates , da historia de Alto dos Bois , local este , que faz parte da historia , de Angelândia , Capelinha , Minas Novas , Malacacheta , Poté , Teófilo Otoni , e demais cidades circunvizinhas , das regiões  Nordeste , Mucuri, Jequitinhonha e Rio Dôce em Minas Gerais .

Parabéns às Comunidades de Barra do Capão , Corrégo do Engenho ,Alto dos Bois , Santo Antônio dos Moreiras , por manterem vivas as Festas e tradicões regionais .








quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dona Vicência Coelho , 108 anos , a mulher mais velha do Vale Jequitinhonha , vive em Angelândia MG.

A mulher mais velha , do Vale Jequitinhonha , dona Vicência Coelho , vive na cidade de Angelândia , Nordeste de Minas Gerais , Vale Alto Jequitinhonha .


No dia 05 de Abril de 1.907 , nascia na Comunidade de Água Quente , Jaguaritira , no municipio de Malacacheta , Minas Gerais , Vicência Cordeiro de Souza , ( Dona Vicência Coelho ) , como é conhecida pela população da cidade de Angelândia MG , e região ; filha de Ana Ferreira e José Cordeiro .

Dona Vicência , desde de criança , já trazia consigo um traço de bondade e de amor ao próximo .
Por morar na zona rural e passar por muitas dificuldades financeiras , a adolescente veio a casar-se muito jovem , e com apenas 16 anos , se casou com o senhor , José Salustiano  Coelho ; com quem ela teve 07 filhos ; sendo eles :
José - Rita - Euflozina - Ângela - Ana - Maria - Maria do Amparo - ; ela tem hoje , 40 Netos , 30 Bisnetos , 15 Trinetos , e 02 duas Tataranetas .

A jovem senhora , trabalhava no seu lar e ajudava o seu marido nos trabalhos do campo ;
e logo o seu destino , lhe mostrou o caminho , que seria a sua missão :
Naquela época , não existia Hospitais e nem Médicos , em um raio de distância de mais ou menos , 200 km ; e foi por isso , que dona Vicência se tornou a Assistente aos partos naturais , (PARTEIRA ) .Mulher de fibra e coragem , ela viajava em garupas de animais , ou mesmo a pé , atravessava Vales e montanhas , dia ou noite , com sol ou chuva , para atender as mulheres em trabalho de parto .

Segundo a dona Vicência , durante todos os anos em que ela ajudou as (PARTURIENTES ) , ela nunca foi remunerada pelos seus serviços ; e o que ela recebia em troca era um agradecimento em forma de ; ( DEUS LHE PAGUE , E LHE DÊ MUITA SAÚDE E MUITOS ANOS DE VIDA ) ; o que diz ela , serem  estes agradecimentos de (BOM CORAÇÃO ) , é o que a mantém viva e lúcida .

Mulher muito caridosa e de fala mansa , dona Vicência , passou por um grande sofrimento em sua vida , pois em 1.967 , o seu marido e companheiro das labutas diárias , o senhor José Coelho , faleceu , deixando-a sozinha com vários filhos para sustentar .
Mas com muita dignidade , e boa conduta , ela teve que trabalhar duro , para sustentar e criar os seus filhos sozinha ; mas mesmo assim ela deu continuidade ao seu oficio de (PARTEIRA ),

Ela ainda lembra da primeira criança , que ajudou (A VIR AO MUNDO , NASCER ) , ( Era o Sebastião , sobrinho da dona Gina , mãe do Arlindo Torquato , completa ela .) .

Segundo diz a dona Vicência , ela nunca teve problemas de saúde ; (Eu só tive um verme , solitária , mas eu tomava , cachaça em uma garrafada e ainda tomava rapé , para matar o ( bicho ) , rsrsrsrsrsrs , arremata a conversa em um largo sorriso ).
O segredo para viver tanto , é ser feliz , fazer as outras pessoas felizes e praticar o bem , alimentar-se com comida natural ; ( o restante Deus cuida ) eu sou muito feliz , graças a Deus , diz ela .

A dona Vicência , mora na Comunidade de Córrego dos Tavares , no municipio de Angelândia MG , á 4 km , do centro da cidade ;
a simpática senhora , diz ainda que até os seus 100 anos de idade , ela era Católica , e que um dia acordou de um sonho , ( e por um designo de Deus , ela se converteu a Evangélica ), completa .

Vale a pena conhecer a dona Vicência Coelho , e ouvir as suas historias , pois a mesma mantém a lucidez e aptidão fisica e mental .

(Eu ainda consigo ver e enfiar uma linha em uma agulha (sem óculos ) , meu filho ;) finaliza ela com um vasto sorriso .

Dona Vicência Coelho , uma personagem , que faz parte da nossa historia , do nosso povo , da nossa gente , da nossa Cultura .




quarta-feira, 27 de março de 2013

PREFEITURA DE ANGELÂNDIA MG ,PAGA SALÁRIO ATRASADO DE ANTECESSOR :

A Prefeitura de Angelândia MG , paga o salário de Dezembro de 2012 , para Funcionários.

Numa Atitude inédita , a Prefeitura de Angelândia MG , Nordeste do Estado , Vale Alto Jequitinhonha , pagou integralmente os salários dos Funcionários da Prefeitura , referente ao mês de Dezembro de 2012 .

A atitude do Prefeito , Tiago Levy Araújo Pimenta ( um dos mais jovens Prefeitos do Brasil ) , arrancou aplausos da população , pois é  pela primeira vez que um Administrador Público (Prefeito ) , paga o salário integral atrasado de um antecessor .

Já teve caso de Administrações anteriores pagar salários atrasados ( do antecessor ) em diversas parcelas , o que deixava o funcionário frustado , pois o direito de receber o pagamento integral por serviço prestado  , é garantido por lei , e geralmente , quase todos que trabalham como Funcionário ,depende pura e exclusivamente do provento  , para custear o sustento da familia , e quando não o recebe , a situação fica dificil para todos .

Com o pagamento do salário do mês de Dezembro de 2012 , o comércio  local dará uma grande alavancada financeira , pois quase todos os funcionários da Prefeitura , compram na cidade .

" EU SEI DA NECESSIDADE DESSE POVO , EM RECEBER O SALÁRIO ATRASADO , POIS É DIREITO DE TODOS , E A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO TIAGO , PAGARÁ EM DIA OS SALÁRIOS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL DE ANGELÂNDIA ,disse Neném Pimenta ", Chefe do Setor Financeiro , da Prefeitura .


A população da cidade , espera uma boa Administração do Jovem Prefeito Tiago .
                                     Praça da Matriz : Nossa Senhora dos Anjos.
                                     Polo Turistico e Historico : Alto dos Bois.