sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Comunidade da Barra do Capão , em Angelândia MG , realiza a tradicional Festa de Bom Jesus :

Aconteceu no dia 06/08/2015 , a Tradicional Festa de Bom Jesus , na Comunidade de Barra do Capão  , no município de Angelândia Minas Gerais .


Todos os anos , os moradores de Barra do Capão , Córrego do Engenho , Alto dos Bois , e adjacências se reúnem para a realização da Tradicional Festa do senhor Bom Jesus , que acontece no dia 06 de Agosto .
Com a presença de uma das tradicionais Bandas de Taquara , da Comunidade de Sapé -Timirim , ( Angelândia MG ) , a Festa começou ao meio dia , com a Reza do Terço (cantado) , uma tradição que vem de geração em geração , ( costume dos Quilombolas ) , que aliás possui a Associação Comunitária Quilombola de Barra do Capão , Córrego do Engenho e Alto dos Bois , devidamente documentada e reconhecida pela Fundação Palmares , única no municipio de Angelândia , com tal credencial .

A Festa foi durante todo o dia , com arremate de leilões , apresentação da Banda de Taquara , (Sapé-Timirim ) , e a presença da Mestranda Ludimila e alunos da Faculdade UFMG BH , que estão elaborando um mapa Genealógico , das familias , Cunha , Rodrigues , desde a chegada do Português , Antônio Gomes Leal , passando por Justiniano Rodrigues ao Alto dos Bois , até os dias atuais .

Nota : Professores e alunos da UFMG BH , todos os anos visitam o municipio de Angelândia , especialmente Alto dos Bois , Barra do Capão , Corrégo do Engenho e Santo Antônio dos Moreiras , realizando trabalhos escolares de campo , e montando historicos e resgates , da historia de Alto dos Bois , local este , que faz parte da historia , de Angelândia , Capelinha , Minas Novas , Malacacheta , Poté , Teófilo Otoni , e demais cidades circunvizinhas , das regiões  Nordeste , Mucuri, Jequitinhonha e Rio Dôce em Minas Gerais .

Parabéns às Comunidades de Barra do Capão , Corrégo do Engenho ,Alto dos Bois , Santo Antônio dos Moreiras , por manterem vivas as Festas e tradicões regionais .








2 comentários:

  1. Prezado, boa tarde!

    Qual é o seu e-mail? Trabalho no Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva e necessito encaminha-lo um ofício de solicitação de autorização. Aguardo retorno! Att. Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Amanda de Amorim Alves , boa tarde !

      Só hoje vi a sua solicitação , se você ainda tiver interesse , o meu e-mail , é - adelsonalves45@hotmail.com
      Atenciosamente , Dêga Fernandes - Angelândia MG .

      Excluir