segunda-feira, 17 de agosto de 2015

COMITIVA DE CAFEICULTORES E OUTROS SEGUIMENTOS , DA CIDADE DE ANGELÂNDIA MG , VISITAM A COOPERATIVA MINASUL EM VARGINHA MG .

Uma Comitiva , com cerca de 50 pessoas do município de Angelândia , Nordeste de Minas Gerais , Vale Alto Jequitinhonha , visitaram no último dia 13 de Agosto 2015 , a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha , (MINASUL) , no Sul de Minas Gerais .

O encontro teve inicio ás 8.30horas , no Auditório da sede da MINASUL , com a apresentação da Diretoria , e explanação em slids das atividades da Cooperativa .

A Comitiva conheceu todos os setores da Minasul , que aliás possui uma grande infraestrutura , desde Escritórios Administrativos , a Lojas de vendas de adubos , defensivos agrícolas , produtos em geral para o homem do campo , com vendas exclusivas para os Cooperados , que são mais de 5000, seleção de cafés , degustação , separação , classificação  , carga e descarga , tudo automatizado .

A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha , MINASUL , foi fundada em 1.958 , possui valores sólidos como respeito , transparência e fidelidade .
Com mais de 5.500 Cooperados , recebe café de mais de 100 municípios Mineiros , sendo 80% desses , Cafés finos .
Desde 1.993 promove os bons cafés de Minas , através do Concurso qualidade Minas Sul de Café .
Incentivando a melhoria da qualidade , a Cooperativa comprova o potencial que a região em que atua tem para produzir Café Especial e diferenciado .
Isso tudo é mérito do trabalho desenvolvido dentro da MINASUL na identificação e preparação desses cafés .
Com um moderno processo de recebimento de café , o sistema automatizado , capaz de receber grãos a granel com rapidez e economia - hoje a Cooperativa se faz presente em Varginha , Cambuquira , Carmo da Cachoeira , Conceição do Rio Verde , Eloí Mendes , Trés Corações , Monsenhor Paulo , e Oliveira , além de um Escritório para atendimento ao Cooperado , em Capelinha , podendo futuramente se estender até a cidade de Angelândia , ( um dos grandes Polos Cafeeiros do Nordeste de Minas Gerais , com cerca de 20 milhões de pés de café plantados ).

Ainda em fase de construção , o novo complexo  Minasul poderá armazenar até 750 mil sacas de café .
Localizado numa área de 164 mil m² , terá oito silos com capacidade de 42 mil sacas cada , 16 silos para 3 mil sacas cada ; e dois armazéns de 6 mil m² cada um .
Vale ressaltar que a Comitiva de Angelândia , teve o privilegio de visitar o novo Complexo , pela primeira vez , visto que nem mesmo os Cooperados da Minasul , ainda não visitaram tal obra .

Os Cafeicultores e Comitiva de Angelândia , finalizaram a visita , à Fazenda Experimental de Varginha , (  FUNDAÇÃO  PROCAFÉ ) , que substitui o antigo (IBC) , Instituto Brasileiro do Café ;
Hoje a Fazenda Experimental Varginha , ( FUNDAÇÃO  PROCAFÉ ), é parceira da Minasul , onde Engenheiros Agrônomos e Diretores da Cooperativa prestam serviços .

A Comitiva de Angelândia contou com a participação de vários Produtores Rurais do município , além dos Vereadores , Leleí Pimenta , Léo de Mauro , Valnicio Cordeiro , do Secretário Municipal de Agricultura , Nilton Cordeiro , do Médico Veterinário , Ronaldo Camargos , do Engenheiro Agrônomo , Fabricio Rodrigues  do Técnico Agrícola , Marconi Cordeiro , do Vice Presidente da Associação Comercial (ACE) , José Evangelista , e do Administrador e Acadêmico em Direito , Generoso Adelson .

O objetivo principal da visita é em tentar conseguir melhores preços para os cafés de Angelândia , classificação , comercialização em nível nacional ou até internacional , e futura parceria com a Minasul , para um desenvolvimento do  município  , que mantém um grande potencial econômico na cafeicultura regional .
A Excursão , contou com a parceria , do SEBRAE , Secretaria Municipal de Agricultura de Angelândia , e da Minasul .







Nenhum comentário:

Postar um comentário