quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dona Vicência Coelho , 108 anos , a mulher mais velha do Vale Jequitinhonha , vive em Angelândia MG.

A mulher mais velha , do Vale Jequitinhonha , dona Vicência Coelho , vive na cidade de Angelândia , Nordeste de Minas Gerais , Vale Alto Jequitinhonha .


No dia 05 de Abril de 1.907 , nascia na Comunidade de Água Quente , Jaguaritira , no municipio de Malacacheta , Minas Gerais , Vicência Cordeiro de Souza , ( Dona Vicência Coelho ) , como é conhecida pela população da cidade de Angelândia MG , e região ; filha de Ana Ferreira e José Cordeiro .

Dona Vicência , desde de criança , já trazia consigo um traço de bondade e de amor ao próximo .
Por morar na zona rural e passar por muitas dificuldades financeiras , a adolescente veio a casar-se muito jovem , e com apenas 16 anos , se casou com o senhor , José Salustiano  Coelho ; com quem ela teve 07 filhos ; sendo eles :
José - Rita - Euflozina - Ângela - Ana - Maria - Maria do Amparo - ; ela tem hoje , 40 Netos , 30 Bisnetos , 15 Trinetos , e 02 duas Tataranetas .

A jovem senhora , trabalhava no seu lar e ajudava o seu marido nos trabalhos do campo ;
e logo o seu destino , lhe mostrou o caminho , que seria a sua missão :
Naquela época , não existia Hospitais e nem Médicos , em um raio de distância de mais ou menos , 200 km ; e foi por isso , que dona Vicência se tornou a Assistente aos partos naturais , (PARTEIRA ) .Mulher de fibra e coragem , ela viajava em garupas de animais , ou mesmo a pé , atravessava Vales e montanhas , dia ou noite , com sol ou chuva , para atender as mulheres em trabalho de parto .

Segundo a dona Vicência , durante todos os anos em que ela ajudou as (PARTURIENTES ) , ela nunca foi remunerada pelos seus serviços ; e o que ela recebia em troca era um agradecimento em forma de ; ( DEUS LHE PAGUE , E LHE DÊ MUITA SAÚDE E MUITOS ANOS DE VIDA ) ; o que diz ela , serem  estes agradecimentos de (BOM CORAÇÃO ) , é o que a mantém viva e lúcida .

Mulher muito caridosa e de fala mansa , dona Vicência , passou por um grande sofrimento em sua vida , pois em 1.967 , o seu marido e companheiro das labutas diárias , o senhor José Coelho , faleceu , deixando-a sozinha com vários filhos para sustentar .
Mas com muita dignidade , e boa conduta , ela teve que trabalhar duro , para sustentar e criar os seus filhos sozinha ; mas mesmo assim ela deu continuidade ao seu oficio de (PARTEIRA ),

Ela ainda lembra da primeira criança , que ajudou (A VIR AO MUNDO , NASCER ) , ( Era o Sebastião , sobrinho da dona Gina , mãe do Arlindo Torquato , completa ela .) .

Segundo diz a dona Vicência , ela nunca teve problemas de saúde ; (Eu só tive um verme , solitária , mas eu tomava , cachaça em uma garrafada e ainda tomava rapé , para matar o ( bicho ) , rsrsrsrsrsrs , arremata a conversa em um largo sorriso ).
O segredo para viver tanto , é ser feliz , fazer as outras pessoas felizes e praticar o bem , alimentar-se com comida natural ; ( o restante Deus cuida ) eu sou muito feliz , graças a Deus , diz ela .

A dona Vicência , mora na Comunidade de Córrego dos Tavares , no municipio de Angelândia MG , á 4 km , do centro da cidade ;
a simpática senhora , diz ainda que até os seus 100 anos de idade , ela era Católica , e que um dia acordou de um sonho , ( e por um designo de Deus , ela se converteu a Evangélica ), completa .

Vale a pena conhecer a dona Vicência Coelho , e ouvir as suas historias , pois a mesma mantém a lucidez e aptidão fisica e mental .

(Eu ainda consigo ver e enfiar uma linha em uma agulha (sem óculos ) , meu filho ;) finaliza ela com um vasto sorriso .

Dona Vicência Coelho , uma personagem , que faz parte da nossa historia , do nosso povo , da nossa gente , da nossa Cultura .




4 comentários:

  1. Minha querida avo. Minha madrinha de batismo. A parteira que me fez vir a esse mundo. Exemplo de fe, solidariedade e amor gratuito ao próximo. Nosso espelho. Nossa grande Matriarca. Agora junto de Deus recebe a recompensa por sua vida de doação. Nos deixou um grande legado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dega Fernandes por resgatar a história de vida dessa grande mulher, minha vó Vicência.

    ResponderExcluir
  3. Essa foi uma verdadeira mulher de Deus durante toda a vida cuidando dos necessitados. Dedicou a vida toda em prol das mães e crianças (foi parteira), inclusive de sua neta Maria de Lourdes lá em MG em 1966 e minha aqui em SP em 1972, onde veio com muitas diculdsdes numa cancadissima e árdua viagem, apenas para cumprir o plano de Deus e me trazer a luz desse mundo. Minha eterna gratidão vozinha...Me espere aí, um dia chegarei pra te reencontrar...Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Quantas saudades minha bisa!! Que orgulho ver sua história sendo contada para outras pessoas, imensa saudades, 7 anos que deixou de brilhar aqui na terra e foi brilhar ao lado do PAI! Te amarei eternamente!!!

    ResponderExcluir