quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFMG BH , VISITAM ALTO DOS BOIS .

ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS , FAZEM VISITA E REALIZAM TRABALHO DE CAMPO EM ALTO DOS BOIS EM ANGELÂNDIA MG.

No dia 05 de Novembro de 2011 , Alunos do Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais , UFMG BH , fizeram visita e realizaram trabalho de Campo em Alto dos Bois , Angelândia MG , e em Santiago - Quilombo , Minas Novas .

As visitas e trabalhos foram coordenadas , Organizadas e dirigidas pela Mestranda Ludimila de Miranda Rodrigues e pelo Dr. José Antônio Souza de Deus , Professor Associado do Departamento de Geologia - IGC / UFMG BH.
Os trabalhos e visitas , começaram pela Fazenda Alto dos Bois ( POLO TURISTICO E HISTORICO )
com a equipe de dez alunos (as) além do Professor José Antônio e da Mestranda Ludimila Rodrigues , da Turismologa , Poliana Caldeira e do Guia e Historiador Dêga Fernandes .
Foi visitado o Casarão centenário de Alto dos Bois , que em 1729 , teve sua construção autorizada por  Dom João VI , para a instalação de um Quartel para 30 Soldados , para  dar segurança aos garimpeiros , viajantes , Fazendeiros e principalmente , dar cobertura ao transporte de ouro proveniente da região de Minas Novas .
Os alunos conheceram ainda o antigo e centenário cemitério , as lindas quedas d-água do Ribeirão Capão e Fanadinho , além de tomarem conhecimento , sobre as Comunidades Quilombolas de Alto dos Bois - Engenho - Barra do Capão ( esta comunidade Quilombola , já está registrada e reconhecida pela Fundação Palmares ) e das Comunidades Quilombolas de Santo Antônio dos Moreiras , Comunidade
Quilombola de Fanadinho-Canoas e da Banda de Taquara de Santo Antônio dos Moreiras , Banda de Taquara Antiga Geração , Banda de Taquara de Sapé-Timirim , Banda de Taquara de São Benedito , todas elas estão localizadas no Municipio de Angelândia ; e sobre o Centro Cultural Professora Hermelinda Gandra e a possibilidade de Angelândia , vir a entrar para o Circuito da Estrada Real.
Na parte da tarde todo o grupo , visitou a Comunidade de Santiago , no Municipio de Minas Novas ,
especialmente o Quilombo e aos grupos de Banda de Taquara daquela região .
Notava-se o entusiasmo de todos os alunos e Professores , pelas visitas e descobertas da historia da região do Vale do Jequitinhonha , especialmente do Polo Turistico de Alto dos Bois .
Tanto o Professor José Antônio , a Mestranda Ludimila e a Turismóloga Poliana , prometeram juntar esforços , para ajudar na divulgação , Tombamento e restauração de Alto dos Bois;
Os alunos bastante felizes com o trabalho de campo e visita , prometeram voltar á região .

Um comentário:

  1. Foi uma visita maravilhosa! Gostamos muito da região de Alto dos Bois, e foi uma oportunidade única para muitos de nós, uma vez que pudemos reconhecer muitas temáticas que havíamos estudado em sala nas visitas realizadas neste Trabalho de Campo.

    Gostaríamos de agradecer ao Sr. Dêga Fernandes e à Turismóloga Poliana por terem nos acompanhando, enriquecendo com seus conhecimentos a nossa visita. E também ao Sr. Sebastião Tomaz (Capelinha) por ter intermediado o contanto, além de ser um grande colaborador de pesquisas anteriores desenvolvidas no município de Capelinha.

    Um forte abraço a todos e até breve!
    Ludimila de Miranda Rodrigues

    ResponderExcluir