segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A CIDADE DE ANGELÂNDIA , PARTICIPA DE MINI CURSO EM ARAÇUAI MG .

A CIDADE DE ANGELÂNDIA MG , PARTICIPA DE MINI CURSO , CAPACITAÇÃO PARA A DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTORICO E CULTURAL  , EM ARAÇUAI MG .


Aconteceu no dia 22 de Novembro de 2011 , em Araçuai MG , um Mini Curso Capacitação para a defesa do Patrimônio Historico e Cultural .
A cidade de Angelândia esteve presente , representada pelo Coordenador da Cultura e Turismo no Municipio , senhor Generoso Adelson Alves Fernandes .

O Mini Curso , foi Ministrado e dirigido pelo Promotor de Justiça Dr. Randal Bianchini Marins ; Coordenador Estadual das Promotorias de Justiça de defesa do Patrimônio Cultural e Turistico de Minas Gerais , e com a participação do Promotor de Justiça , Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda , e pelo Analista do Ministério Público de Minas Gerais , Dr. Frederico Bianchini Joviano dos Santos .

O Mini Curso foi uma parceria entre a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Público e Turistico de Minas Gerais e o Núcleo de Interiorização de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura - SEC , com sede na cidade de Araçuai MG .

Todos os temas abordados chamaram a atençao dos participantes , pela RESTAURAÇÃO , PRESERVAÇÃO E PROTEÇÃO , dos bens Culturais e Historicos , Materiais e Imateriais .

A missão principal da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turistico de Minas Gerais e do Ministério Público Mineiro é :

Promover a mobilização e articulação dos orgãos de execução , objetivando uma atuação conjunta , uniforme e coordenada para a defesa dos bens de valor cultural e turistico de Minas Gerais .

Identificar as prioridades da ação institucional mediante integração e intercâmbio com os orgãos públicos e entidades não governamentais que visem aos mesmos objetivos .

Elaborar roteiros de investigação e modelos referênciais de Ações Civis e Penais, Recomendações e Termos de Ajustamento de Conduta que possam ser utilizados pelos Orgãos de Execução .

Promover encontros de especialização e atualização nas várias áreas do conhecimento associadas á proteção do patrimônio cultural e turistico .

Manter banco de dados com as informações dos Inqueritos Civis e Procedimentos Administrativos , das Ações Civis e Penais , dos Termos de Ajustamento de Conduta e das decisões Judiciais relativas á autuação das Promotorias de Justiça no que tange á proteção do Patrimônio Cultural e turistico do Estado de Minas Gerais ;

Prestar apoio técnico e juridico ás Promotorias de Justiça com atuação  na defesa do Patrimônio Cultural e turistico ;

Promover a integração do Ministério Público de Minas Gerais com outros Ministérios Públicos Estaduais e Federal , Instituições afins e comunidade e estimular a participação popular na proteção e conservação do patrimônio local .

Algumas Áreas de atuação do Ministério Público Estadual ;

Patrimônio Arquitetônico ;

Patrimônio Arqueológico ;

Patrimônio Arquivistico ;

Patrimônio Imaterial ;

Patrimônio Turistico ;

Patrimônio Ferroviário ;

Patrimônio Paisagistico ;

Patrimônio Espeleológico .


O Mini Curso foi bastante proveitoso , pois todos os participantes tiveram oportunidades de conhecer mais sobre os Patrimônios Públicos , Turisticos , materiais e imateriais e ajudar na Preservação , Restauração e Conservação dos bens dos Municipios .

Nenhum comentário:

Postar um comentário