quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ALTO DOS BOIS , PATRIMÔNIO HISTÓRICO , NO MUNICIPIO DE ANGELÂNDIA MG , ESTÁ ESQUECIDO E ABANDONADO .

O Patrimônio histórico e paisagístico de Alto dos Bois , localizado no município de Angelândia Minas Gerais , está esquecido e abandonado pelas Autoridades Públicas .

Quando se fala em Alto dos Bois , vem logo a nossa mente , saudosas lembranças do passado , da historia do Vale Alto Jequitinhonha , de Minas Gerais e do Brasil e das riquezas minerais que ali existiu , do sonho de ficar rico com a descoberta do ouro e diamantes , do então povoado do Fanado das Minas Novas , de tornar-se um próspero fazendeiro , comerciante , ou mesmo conseguir um pedaço de terra naquelas lindas paragens e construir ali a morada da família .

Este sonho algumas pessoas conseguiram , outras vivem felizes com o pouco que possuem , pois é ali que vivem com os seus familiares .
Mas vários moradores daquela região , não estão satisfeitos com o descaso das Autoridades Públicas ;
A estrada oficial e original , que dá acesso ao Alto dos Bois , via Angelândia , passando pelas Comunidades de Sapé - Timirim , Córrego do Engenho , à apenas 13 km do centro da cidade , está abandonada , e quase intransitável , por causa de mata-burros , feitos de madeira , por moradores daquele local ; são no total 06 (seis ) :
Eles (mata-burros ) estão quase todos quebrados , e em alguns falta madeiras , trazendo assim risco aos passageiros ,  e fazem com que os poucos motoristas que arriscam passar por ali com seus veículos , usarem de manobras perigosas .

Em uma visita recente à Região , alguns alunos , Professores e Pesquisadores da Faculdade ( UFMG BH) , ao tentar passar com um dos veículos da Comitiva , caiu em um dos mata-burros , ficando por duas horas , até conseguir sair do buraco .
" olha , eu fui obrigada a fazer uma volta de 10 km , próximo ao Povoado de Santo Antônio dos Moreiras , para não passar mais nessa estrada , " desabafa uma Mestranda da UFMG BH .

Moradores da região também reclamam do abandono da estrada , especialmente  dos péssimos mata-burros .
" Seu moço , aqui até passa uma PERUA , ( veículo Escolar ) , e leva nossos filhos para a Escola em Angelândia , mas tá muito difícil , com essa estrada ruim , e os mata-burros quebrados , a gente fica com medo de acontecer algum acidente com nossos filhos ; Nós não tem condição ( dinheiro ) para concertá , senão nós tinha arrumado tudo ! " .
Declarou um dos moradores da orla da estrada , no Córrego do Engenho .

A estrada via Córrego do Engenho é a original , e estando em boas condições de tráfego , com bons mata-burros , pontes , reabertura , patrolamento , cascalhamento , diminuem em aproximadamente 20 km , ida e volta , partindo da cidade de Angelândia .

Além das reclamações de visitantes e alguns moradores , pessoas ligadas ao casarão de Alto dos Bois , fazem graves denuncias .
" Sabe , a quase 15 (quinze ) anos , veio aqui no casarão , uma pessoa , se passando por representante e funcionário  da Prefeitura de Angelândia , e retirou e levou consigo várias fotos antigas , documentos e pertences  de antigos moradores daqui , alegando que era para fazer o tombamento histórico de Alto dos Bois , e que em breve devolveria tudo , e olha que até prometeu empregos para mim e para um dos meus filhos , mas até hoje nada foi feito e nem devolveram  os documentos e pertences e nenhuma promessa foi cumprida , e eu sei o nome da pessoa que levou tudo , e é por isso e muito mais , que eu fico revoltada , e tem mais , eu fiquei sabendo que vem verba ( dinheiro ) para investimento aqui no Alto dos Bois , e eu pergunto , onde tá esse dinheiro ? , que não apareceu aqui ?".
Denuncia e desabafa , uma das moradoras do casarão em Alto dos Bois .

Alto dos Bois , Polo Turistico , Histórico , Paisagístico , que faz parte da historia de Minas Gerais , e das cidades de Angelândia , Capelinha , Minas Novas , Teófilo Otoni , Malacacheta e muitas outras cidades da região do Vale Alto Jequitinhonha , Mucuri e Rio Doce , está pedindo socorro .













" O POVO ESTÁ DE OLHO " .

Nenhum comentário:

Postar um comentário