sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO BARBOSA

" ANGELÂNDIA: NOSSA CIDADE , NOSSA HISTÓRIA "

Foto do 1º prédio da Escola Municipal "Vila dos Anjos"
(Hoje, a atual Escola Estadual Augusto Barbosa)

Foi no ano de 1938 que deu início ao "Ciclo Histórico" de uma escola que, anos depois, veio a ser a primeira e maior Instituição de Ensino do Município de Angelândia - MG.
O então pequeno povoado de Vila dos Anjos, localizado no Vale Alto Jequitinhonha, Nordeste de Minas Gerais, tinha poucos moradores e pouquíssimas casas, pertencendo ao município de Capelinha - MG.
Os filhos dos habitantes eram alfabetizados por um professor particular, o senhor Epaminondas Fernandes.
Somente a minoria podia arcar com as despesas da educação dos filhos e, por essa razão e, para atender a todos, foi que no ano de 1939, uma comitiva de moradores, representada pelos senhores Joaquim Vieira, Vicente Pêgo e Eduardo Ferreira, foram até a cidade de Capelinha a fim de solicitarem um professor Municipal ao prefeito Jacinto José Ribeiro.
Ex-prefeito de Capelinha, Jacinto José Ribeiro

Os mesmos lograram êxito e, no mesmo ano, o prefeito autorizou a vinda da senhora Dona Maria Júlia Ribeiro Otoni para lecionar na localidade. Maria Júlia foi a primeira professora municipal de Vila dos Anjos.
Joaquim Vieira

A casa que serviu como prédio escolar foi construída pelo senhor Joaquim Vieira. Inicialmente foi formada uma turma de 25 alunos. A sala media três metros quadrados e ficava localizada nos fundos da casa onde morava o senhor João Batista.

A segunda Escola , a funcionar em Vila dos Anjos , era localizada na casa da saudosa Professora , Honorinda Dias Vale e abrigava trés turmas :
1º serie , 2º serie e 3º serie , em uma única sala e uma única Professora , a dona Honorinda .
Ali a Escola funcionou por muitos anos , até que a irmã de dona Honorinda , a saudosa dona Geni Dias Vale , oriunda de Setubinha , chegou em vila dos Anjos , para Coordenar a nova Escola , Escolas Reunidas Vila dos Anjos , no local onde hoje é a atual Escola Augusto Barbosa .

Construção de pau a pique similar à casa da 1ª escola

A professora Dona Maria Júlia ficou pouco tempo na localidade, sendo substituída por Dona Conceição Reis. Depois vieram a senhora Maria do Socorro, Vicentina Neves (cunhada do então padre José Batista), e Benvinda Damasceno.
Passaram-se os anos e, vários outros professores e professoras lecionaram no local.
Em 1949 foi construído um grupo escolar com três salas amplas, no local onde era o Mercado Municipal, na Praça Antônio Dias, no centro de Angelândia. Mas o prédio nem chegou a funcionar como escola, devido a divergências políticas. Logo em seguida foi construído um novo prédio, longe do centro do povoado, onde funciona até hoje a atual Escola Estadual Augusto Barbosa.
Com o decorrer do tempo, a escola recebeu o nome de Escola Municipal Vila dos Anjos, nome esse que permaneceu até que a mesma fosse estadualizada.
No início do funcionamento da escola no novo prédio, várias professoras lecionaram ali, dentre as quais pode-se mencionar a professora Dona Hermelinda Gandra de Almeida que, em 1951, recebeu as chaves da escola, do então prefeito o senhor Augusto Barbosa.
A Dona Hermelinda, além de ter sido uma das primeiras professoras municipais do novo prédio, foi a primeira professora estadual de Vila dos Anjos, lecionando por 30 anos e aposentando-se em 1977.
Dona Hermelinda Gandra de Almeida

Várias outras professoras marcaram época e deixaram seus nomes cravados na história da escola, como Dona Geni Dias Vale que, por ser a única formada na área naquela época, foi coordenadora por muitos anos. Também lecionaram a irmã de Dona Geni, Honorinda Dias Vale e Dona Alice Luiz Santana. Esta, após a saída de Dona Geni Dias Vale passou a ser a coordenadora da escola.
Dona Alice Luiz Santana

Naquele tempo, as turmas de alunos eram classificadas como 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série.
No ano de 1963 a escola foi estadualizada, passando a ser denominada como Escola Estadual "Vila dos Anjos. Nessa época era governador de Minas Gerais o Dr. Magalhães Pinto e o prefeito de Capelinha era o senhor Gotardo Pimenta de Figueiredo.
A partir de 1978, a Escola Estadual Vila dos Anjos passou a eleger os seus diretores, que foram:
* Dalvina de Souza Andrade;
* Nilza Barbosa Leite;
Nilza Barbosa Leite

* Danilza Maria de Oliveira Pinheiro;
Danilza Maria de Oliveira Pinheiro
* Haroldo Geovanini;
Haroldo Geovanini

* Maria da Conceição Valério Almeida;
Maria da Conceição Valério Almeida

* Marinalva Nunes de Souza;
Marinalva Nunes de Souza

* Egle Gomes Pena;
* Neusa Gomes Paiva Filha.
Neusa Gomes Paiva Filha (Atual diretora)

A implantação do Ensino Médio ocorreu no ano de 1998, de acordo com o decreto nº 40223 de 28 de Dezembro 1998, publicada no Minas Gerais de 29/12/1998.
Durante a gestão da Diretora Dona Nilza Barbosa Leite, e por indicação de várias pessoas, para homenagear o prefeito responsável pela construção do prédio escolar, o senhor Augusto Barbosa, em 1986, segundo o artigo 1º da Lei nº 9241, publicada no Minas Gerais de 26 de julho de 1986, a Escola Estadual "Vila dos Anjos" passou a denominar-se "Escola Estadual Augusto Barbosa".
Atualmente a escola possui aproximadamente 1200 alunos, distribuídos entre os três turnos, sendo que 70% são provenientes da zona rural e são, em sua maioria de classe baixa. Muitos desses alunos trabalham para ajudar a aumentar a renda familiar. Dentre os alunos atendidos pela escola, uma pequena parte tem perspectiva em prosseguir os estudos.
Quanto à formação dos professores, mais de 90% têm graduação em licenciatura plena específica e uma pequena parte tem pós graduação em sua área de atuação. A maioria reside na cidade de Angelândia e na Zona Rural, uma pequena parte destes professores vem de outro município.
A maioria dos profissionais da escola possuem dois cargos, como forma de complementar a renda familiar. Uma parte desses profissionais é efetiva por meio de concurso público e a maioria é contratada por meio de designações anuais.
O quadro de professores é composto por 43 profissionais. Os ASBs (Auxiliares de Serviços da Educação Básica) são 19 profissionais. A escola conta ainda com 3 vices-diretores, 3 bibliotecários, 1 secretária e 7 ATBs (Assistentes Técnicos da Educação Básica).
Hoje, a atual diretora é Neusa Gomes Paiva Filha, e seus vice-diretores são: Helenice Rodrigues Souza, Maria do Carmo de Oliveira Valério e José Soares de Paula. Os supervisores são Gleice Francielle dos Santos Martins, Izaurete Aparecida Lopes Rodrigues e Fullvia Brito Mares.
A Escola Estadual Augusto Barbosa está localizada à rua Eduardo Ferreira de Souza, 411, Bairro Bela Vista, em Angelândia - MG.
Foto atual do prédio da Escola Estadual Augusto Barbosa

RELAÇÃO NOMINAL DA DIRETORIA E DEMAIS PROFISSIONAIS EM ATUAÇÃO NA ESCOLA AUGUSTO BARBOSA

DIRETORA: NEUZA GOMES PAIVA FILHA. 

VICE-DIRETORES: HELENICE RODRIGUES SOUZA, JOSÉ SOARES DE PAULA, MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA SANTOS. 

SUPERVISORES: FULLVIA BRITO MARES, GLEICE FRANCIELLE DOS SANTOS MARTINS, IZAURETE APARECIDA LOPES RODRIGUES. 

BIBLIOTECÁRIOS: FREDIANE PÊGO SOARES, MARIA JOSÉ RODRIGUES PÊGO, NARCÉLIO APARECIDO ALVES FERNANDES. 
  
ATB (Assistente Técnico de Educação Básica): ANDERSON DE SOUZA PEGO, CASSIANA MENDES DE SOUZA, MARIA ARLETE LOPES DE SOUSA, MARIA LUCIMARA DA SILVA, NÁGILA GOMES PENA PINHEIRO, REGINALDO APARECIDO DA SILVA, SEBASTIÃO CLEIDIMILSON ALVES BATISTA, SUELI CORDEIRO DE PAULA (SECRETÁRIA). 

ASB (Auxiliar de Serviços de Educação Básica): ANA ALVES PÊGO, ANÍZIA GOMES DE OLIVEIRA, AUGUSTA RODRIGUES DOS SANTOS, AUGUSTA RODRIGUES PEREIRA, CLAUDENICE DE FÁTIMA RODRIGUES PEREIRA, CREUZA IMACULADA CIRINO RODRIGUES, DAVID CORDEIRO JÚNIOR, HELAINE ALVES DE SOUZA AGUIAR, IRANI RODRIGUES PÊGO, JOÃO EVANGELISTA PÊGO, LÚCIA DE FÁTIMA LUIZ DE SOUZA, MARIA APARECIDA DIAS DOS SANTOS, MARIA DAS GRAÇAS CORDEIRO DE ARAÚJO, MARIA GERALDA GOMES, MARLY SOARES DE CARVALHO, NEIDE MARIA DOS SANTOS, RAILDA SOARES DOS SANTOS FERNANDES, RENILDE APARECIDA PÊGO DOS SANTOS, WAGNA DE OLIVEIRA SANTOS. 

PROFESSORES: ALAN MAX MARTINS CORDEIRO, BENEDITA VALDICELI GONÇALVES, CHANS CRISTINA SALMAN GONÇALVES, DOMINGOS FERREIRA DA COSTA, DOUGLAS MENDES DE CARVALHO, EDSON CORDEIRO DOS SANTOS, ELIANA MARIA LOPES, ELIANA RODRIGUES DE SOUZA, ELIANE APARECIDA SOARES DA CRUZ, FLÁVIA TORQUATO DE AZEVEDO, GILSON MARCOS MOREIRA DA SILVA, HÉLIA MARIA LOPES CORDEIRO, IVANA LOPES COSTA, IVANILDE BARBOSA SANTOS, IZAURA NUNES RODRIGUES, JOSIANE ALVES DE ALMEIDA, LÍLIA DE OLIVEIRA ALVES, LILIAN DANIELLE GOMES DA SILVA, LUCINETE VÍTOR DE AZEVEDO, MARIA APARECIDA DE SOUZA, MARIA APARECIDA VALÉRIO DE O. BARBOSA, MARIA DE FÁTIMA DE AZEVEDO RODRIGUES, MARIA HELENA BARBOSA DOS SANTOS, MARIA ISAURA DE ALMEIDA MARTINS, MARIA ZILMAR ALVES CAMARGOS, MARINA APARECIDA BARBOSA GONÇALVES, MARINALVA NUNES DE SOUSA, MARLY APARECIDA RIBEIRO BATISTA, MIRAMAR LUIZ SANTANA MACHADO, MIRIANE GOMES DE OLIVEIRA BATISTA, MOISÉS GOMES MACHADO, NEIDE CORDEIRO DOS SANTOS, NILTA APARECIDA NUNES LOPES, NILZA FERREIRA DE MATOS, PATRÍCIA DE FÁTIMA DIAS DOS SANTOS, ROGERIO ROBERTO GOMES, SANTOS CORDEIRO LUIZ, SCHIRLEY VÂNIA XAVIER FARNEZZI, VALCINÉIA APARECIDA CORDEIRO GOMES, VALDEREZ DE FÁTIMA SANTOS, VALDIRENE NUNES CORDEIRO, VICENTINA PEREIRA DA SILVA, WALQUÍRIA DIAS COSTA.  


"UMA PEQUENA BIOGRAFIA SOBRE AUGUSTO BARBOSA, QUE DEU ORIGEM AO NOME DA ESCOLA".


Augusto Barbosa nasceu em Setubal, município de Minas Novas, aos 29 dias do mês de setembro de 1878, sendo seus pais, Augusto Barbosa e Ana Soares de Figueiredo.
Casado com Maria Augusta de Araújo, de cujo enlace nasceram 12 filhos.
Foi fazendeiro e Coletor Federal em Capelinha. Eleito prefeito de Capelinha em 1950.
Faleceu em Belo Horizonte, aos 13 de maio de 1951.
Homem enérgico, destemido e caridoso, deixou marcas de cidadão honrado , respeitado por todos. Morreu aos 73 anos. Está sepultado em BH, no cemitério do Bonfim.

4 comentários:

  1. Dega, acho conveniente corrigir a localização do município de Angelândia, que é Nordeste de Minas, e não noroeste como você registrou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação , amigo José Carlos , já corrigi , valeu , abraço !

      Excluir