sexta-feira, 15 de junho de 2012

O SONHO DO ASFALTAMENTO DE ANGELÂNDIA A MALACACHETA , JÁ DURA 34 ANOS .

DESDE A DÉCADA DE 80 , MORADORES DA REGIÃO SONHAM COM O ASFALTAMENTO , DO TRECHO ANGELÂNDIA A MALACACHETA .


Em 1978 , a região do então Distrito de Vila dos Anjos , pertencente ao municipio de Capelinha MG ,e o municipio de Malacacheta , passaram por uma fase bastante promissora .
Até que enfim , a região dos Vales do Alto Jequitinhonha e Mucuri , iriam se interligarem por Rodovia asfaltada , trazendo o progresso para os dois Vales ; pois da união e intercambio , da RURALMINAS GAMA LIMITADA , FLORESTAL ACESITA , IBC ( Instituto Brasileiro do Café ) , começaria naquele ano os serviços de abertura de estradas , construção de pontes , drenagem e terraplanagem , do trecho Itamarandiba , Capelinha , Vila dos Anjos ( Angelândia ) Malacacheta , Poté , o  asfaltamento , interligando a cidade de Teófilo Otoni  BR 116 .

O sonho do asfalto estava começando , e por ali seria  o escoamento da produção da região :
Madeira , carvão , gado e muito mais; e também o acesso a uma boa saúde , Faculdades , intercambio comercial , passeios ás praias do litoral Baiano , e outras cidades de Minas Gerais e do Brasil; parecia ser realidade em breve .
A RURALMINAS , começou os serviços em 1979 , montando toda a sua infra estrutura no então Distrito de Vila dos Anjos ( Angelândia ) , e assim o progresso nessa região , principalmente em Vila dos Anjos , chegava de vento em popa ; onde grandes Fazendas Cafeeiras , começaram a se instalarem e plantarem Café , dando serviços diversos á pessoas de todo o seguimento social da região ;
 A toda semana chegava  pessoas de todos os lugares , do Estado de Minas Gerais e do Brasil .
Fazenda da Mendes Júnior ( Sequoia ) Fazenda Experimental do IBC , Grupo de Fazendeiros oriundos do Sul de Minas ; compraram centenas de alqueires de terra na região ( a exemplo do saudoso e pioneiro Valter Palmeiras ) , pessoas das cidades de Capelinha , Turmalina , Minas Novas , Itamarandiba , Água Boa ,Malacacheta , Setubinha e tantas outras cidades  , chegavam todos os dias , a Vila dos Anjos , a procura de emprego ou para fazerem investimento no Distrito , pois acreditavam que a chegada do asfalto , ligando Itamarandiba , Capelinha , Vila dos Anjos ( Angelândia ) Malacacheta , Poté e Teófilo Otoni ; aquele Distrito seria uma grande cidade no futuro , ofuscando a cidade de Capelinha .
O progresso realmente estava chegando , pois o grande movimento estava centrado naquele momento no Distrito de Vila dos Anjos ; e tudo que era produzido na região , era consumido no local , como : carne bovina , suina , frango , arroz , feijão , farinha de mandioca e de milho , rapadura , cachaça , verduras e legumes ; e a produção aumentava a cada dia , pois o consumo era alto .

A  RURALMINAS iniciou a abertura da nova estrada , Vila dos Anjos a Malacacheta , e construiu cerca de dez  km de estrada larga ,cascalhada , pronta para o asfaltamento; reabriu e fez obras de arte , pontes na estrada Vila dos Anjos a Capelinha , e também a mesma ficou pronta para o asfaltamento.
Construiu a nova estrada de Capelinha a Itamarandiba , via Ponte Nova; e também ficou pronta para asfaltamento .
As obras do trecho de Vila dos Anjos a Malacacheta , foram paralisadas ; pois surgiu um projeto de asfaltamento da cidade de Guanhães a Turmalina , passando pela cidade de Capelinha .
Foi ai que surgiu , o grande movimento pela asfaltamento , e o " slogan " , " O ASFALTO É UM DIREITO DE QUEM PRODUZ " , e realmente com muita luta do povo da região , o sonhado asfalto chegou ( hoje BR 120 ) , mas o sonho do povo de Vila dos Anjos (Angelândia ) Malacacheta , foi interrompido , e as obras paralisadas , só resta uma lembrança , ( ESTRADA RURALMINAS ) , com muita poeira , buraco , lama , e um sentimento profundo de muita mágoa , angustia ,tristeza,por um sonho interrompido a 34 anos.

O que nos resta neste momento , é juntar forças , do fundo do peito e pedir ;
Realize o nosso sonho interrompido , " ASFALTAMENTO DE ANGELÂNDIA A MALACACHETA JÁ" ,
Salve-nos Governador Antônio Anastasia .
 Saida para Malacacheta - Bairro Vila Nova  - 42 km  , de terra e buracos .
 Placas de indicação , Estrada Ruralminas , Malacacheta , Poté , Teófilo Otoni.
Entroncamento e inicio da Nova estrada da Ruralminas .O sonho do Asfalto .
 Veiculo trafegando na estrada Ruralminas , só poeira e recordações .
 Trecho da estrada Ruralminas , grande obra esquecida , desde 1979 .

Veiculo trafegando em mais um trecho esquecido , da estrada Ruralminas .


Fica aqui a nossa denúncia , ás autoridades competentes ;
Olhem com carinho para a nossa região , o Vale do Jequitinhonha e Mucuri , são Vales do desenvolvimento e do progresso , não tire o nosso sonho . " O ASFALTO É UM DIREITO DE QUEM  PRODUZ ."






6 comentários:

  1. tem toda razão mesmo viu dega,fico imaginando o que é dinheiro que não deve ter sido desviado naquele tempo!!!!
    uma tristeza sem precedentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade , meu amigo , João Alves , o dinheiro público sempre foi usado indevidamente ; basta a gente juntar as nossas forças , e reivindicar os nossos direitos , que é de ir e vir , nesse caso em estradas com boas condições de trafégo , isso é ; pavimentadas .

      Excluir
  2. E hoje? já há algum avanço em direção ao asfaltamento? Iria ajudar bastante para quem vive aqui em Diamantina. Seria mais rápido e econômico para chegar a Teófilo Otoni.

    ResponderExcluir
  3. Morei por muinto tempo a beira da RURaL MiNAS, nunga ententi como um investimendo dest podese ficar inacabado! Sao muintos pontos q revelam um mostruoso investimento,como nesta foto dest paredão de pedra.

    ResponderExcluir
  4. coloco meu nome a disposição para deputado estadual em 2022 .eltinho
    eu já estudei no primeiro período de direito na unipac bom despacho com dega ...meu contato para minha proposta para essa região 37-991283770 sou filho de malacacheta.

    ResponderExcluir