segunda-feira, 11 de junho de 2012

NOVOS ALUNOS DA UFMG BH , VISITAM O SITIO HISTORICO DE ALTO DOS BOIS , EM ANGELÂNDIA MG.

UM GRUPO DE CERCA DE 25 ALUNOS E PROFESSORES DA  " UFMG BH " VISITAM NOVAMENTE O POLO TURISTICO DE ALTO DOS BOIS , EM ANGELÂNDIA MG .


No dia 09 de Junho de 2012 , uma comitiva de alunos da UFMG BH , coordenados pelo Professor Dr. José Antônio Souza de Deus e pela Mestranda Ludimila , visitaram o municipio de Angelândia MG , especialmente o POLO TURISTICO DE ALTO DOS BOIS .

A caravana viajou de BH , direto para a cidade historica de Diamantina MG , e em seguida para Minas Novas , onde permaneceram , fazendo visitas a locais e historicos .
Os alunos são da disciplina : TÓPICOS EM PLANEJAMENTO DO TURISMO : GEOGRAFIA CULTURAL DO BRASIL , SOCIOAMBIENTALISMO E PERCEPÇÃO DO ESPAÇO (curso de graduação em Turismo - Departamento de Geografia / Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais ) .

No sábado dia 09 de Junho , Mestrandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia , acompanhados do Professor Dr. José Antônio , Ludimila e do Historiador e Guia Turistico , Dêga Fernandes de Angelândia , alunos da UFMG , visitaram o Polo Turistico de Alto dos Bois e a COMUNIDADE QUILOMBOLA DE BARRA DO CAPÃO ENGENHO E ALTO DOS BOIS .
Por volta de treze horas , a Caravana visitou o casarão centenário , o Cemitério historico , as duas Cachoeiras localizadas nas proximidades , e ouviram a narrativa da historia do local , por Dêga Fernandes , além de conhecerem todas as dependências do casarão ( que possui 22 cômodos , com entradas e saidas estrategicas ) , fotografaram e dialogaram com os moradores da localidade .
Na parte da tarde , o grupo dirigiu para a sede da Comunidade Quilombola de Barra do Capão Engenho e Alto dos Bois , onde participaram de uma reunião , com os Membros e Dirigentes Quilombolas .
Este trabalho de campo dos alunos e Professores na região , visa elaborar um Projeto e Mapeamento da localidade e demarcar todos os pontos Turisticos e atrativos , como :
Casarão e Cemitério centenário , cachoeiras , Igrejas historicas , Grupos folcloricos , Bandas de Taquara , costumes , tradiçao , acesso aos locais .

É de suma importância tais espedições na região , não somente para resgatar a historia e alavancar o potêncial Turistico , mas a restauração e preservação , de um grande patrimônio historico , da região do Vale Alto Jequitinhonha , Minas Gerais e do Brasil .





Nenhum comentário:

Postar um comentário