sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PROFESSORES E ALUNOS DA UFMG BH , REALIZAM PESQUISA NO MUNICIPIO DE ANGELÂNDIA MG.

GRUPO DE PROFESSORES E ALUNOS DA "UFMG BH" , VISITAM O MUNICIPIO DE ANGELÂNDIA MG , E REALIZAM PESQUISAS EM COMUNIDADES .


Pela terceira vez , um grupo de Professores e alunos da UFMG BH  , Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte , visitaram o municipio de Angelândia MG , com o objetivo de conhecer e pesquisar Comunidades remanescentes de Quilombos , no municipio de Angelândia .

Nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2012 , um grupo de 12 alunos do Programa de Pós graduação em Geografia da UFMG ( dentre eles , Geógrafos , Biólogos , Geólogos e Turismólogos ) realizaram um trabalho de campo , referente á disciplina " Geografia Cultural Avançada e Socioambientalismo " nas Comunidades Quilombolas de Alto dos Bois , Córrego do Engenho e Barra do Capão , orientados pelo Professor Dr. José Antônio Souza de Deus e pela Mestranda Ludimila de Miranda Rodrigues .

O objetivo do trabalho foi realizar um estudo sobre as Comunidades Quilombolas de Córrego do Engenho , Alto dos Bois e Barra do Capão , reconhecidas em Novembro de 2010 , pela Fundação Palmares , como Quilombolas , e que se encontram atualmente em processo de identificação do que é ser Quilombola .
Sendo assim , realizou-se um levantamento ainda preliminar das práticas culturais dessas comunidades , ( música , comida , danças , arte , costumes e tradições , etc. ) além da historia da comunidade e da relação das pessoas com aquele lugar e a  Fazenda Alto dos Bois .
Neste trabalho os alunos buscaram realizar uma associação dos temas da Geografia Cultural ás práticas  culturais dessas comunidades e á sua singularidade enquanto uma comunidade Quilombola , ou seja , que possui suas origens na libertação de seus descendentes escravizados nas Fazendas da região .

O trabalho dos alunos e Professores  foi minucioso , pois além de visitar cada residência , os moradores respondiam a um questionário  sobre os temas voltados ao resgate das comunidade Quilombolas daquela região , sobre os seus costumes , suas origens , seus antepassados , situação em que vivem , suas sustentabilidades , diversão e muito mais .

O grupo de alunos e professores pesquisadores , ficaram bastante entusiasmados com a receptividade dos moradores e prometeram voltar , para dar prosseguimento ao trabalho .

Nesta visita , eles conheceram dentre outros  atrativos , o casarão centenário de Alto dos Bois , o cemitério , a "Toca dos Indios ", uma Fábrica de cachaça , Fábrica de rapadura , de farinha ,Uma Igrejinha de Bom Jesus , e casarões tradicionais dos atuais moradores .

                    Professores , alunos e moradores das Comunidades .
                                                Casarão em  Corrégo do Engenho.
                              Descendentes de Quilombolas
                     Igrejinha de Bom Jesus - Barra do Capão .
                Entrada da Toca dos Indios - Alto dos Bois.
             Descendente de Quilombola , em frente a sua Casa .
             Familia Moradora no Casarão Centenário - Alto dos Bois .
Vale a pena conhecer as Comunidades Quilombolas de Alto dos Bois , Barra do Capão e Corrégo do Engenho ; divulgar e  preservar o Patrimônio e as pessoas  que ali vivem .

Nenhum comentário:

Postar um comentário